Descrição

Os participantes terão a oportunidade de aprofundar-se nos seguintes tópicos: Atuação em Órgãos Municipais: Compreensão da administração pública, políticas governamentais, serviços públicos, estrutura dos órgãos e tipos de agentes públicos. Técnicas de Atendimento aos Cidadãos: Desenvolvimento de habilidades de comunicação, atendimento personalizado, eficiência no repasse de informações e superação das expectativas dos atendidos. Preparação de Textos e Redação Oficial: Estudo da reforma ortográfica, tipos de linguagem, produção textual, formalidade e padronização da redação oficial, além de exercícios práticos. Oratória e Comunicação Assertiva: Técnicas de comunicação pública, planejamento, construção de notícias positivas, técnicas de oratória e dinâmicas práticas. Institutos Comportamentais e Práticas Abusivas: Discussão sobre ética funcional, moralidade administrativa, decoro profissional, assédio e violências laborais, além de responsabilizações administrativas.

Tópicos do curso

Planejamento Preparatório das Licitações

Redação Oficial (Aula 01)

Redação Oficial (Aula 02)

Atendimento ao Público: Melhores Práticas

Oratória: Instrumento da Comunicação Pública

Estatuto dos Servidores Municipais

Conteúdo do Curso

6 módulos do curso
Módulo 1 - Planejamento Preparatório das Licitações
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1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)
2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)
3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)
4 Matriz de Riscos (Mitigação - como reduzir falhas?)
5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)
6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)
7 Para Impedimento de responsabilizações  (maioria é por falha técnica)
8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)
9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)
10 Usando os novos paradigmas:
 a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)
 b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)
 c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)
 d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)
Módulo 2 - Redação Oficial (Aula 01)
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1 Reforma ortográfica e suas peculiaridades
2 Tipos de linguagem Verbal/escrita:
 a) Coloquial
 b) Culta
 c) Rebuscada
3 Produção e articulação de texto:
 a) Objetividade
 b) Concisão
 c) Clareza
 d) Persuasão
 e) Organização do texto
4 Regras ortográficas:
 a) Pontuação
 b) Acentos (crase, hífen, trema, etc.)
 c) “Porquês”
 d) Mau e mal
5 Pronomes
6 Abreviaturas
7 Principais vícios de linguagem
Módulo 3 - Redação Oficial (Aula 02)
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1 A comunicação institucional/tratamento da informação.
2 Formalidade e padronização da redação oficial.
3 Simplificação da linguagem.
4 O que mudou no Manual de Redação Oficial da Presidência da República.
5 Introduções e fechos das correspondências.
6 Apresentação de normas e modelos de:
 a) Ofício (simples, circular, com cópia)
 b) Declaração
 c) Ata e Memória de Reunião
 d) Convite – impresso e por e-mail
 e) Parecer, informação e despacho
 f) Requerimentos
 g) Relatórios
 h) Outros
7 Exercícios práticos de produção de textos  
Módulo 4 - Atendimento ao Público: Melhores Práticas
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1 A boa comunicação
2 O atendimento personalizado
3 Eficiência e eficácia nos atendimentos
4 Os cuidados com o repasse de informações
5 Habilidades específicas (telefone, e-mail, etc)
6 Tratamento e atendimento
7 Momento da verdade
8 Momentos encantados x momentos trágicos
9 Superando as expectativas do atendido
10 Comportamento assertivo
11 Análise do perfil
12 A escada da lealdade
13 Fidelizando o eleitor
14 Tratamento de reclamações
15 Pesquisa de satisfação do atendido
16 boas práticas e recomendações finais
Módulo 5 - Oratória: Instrumento da Comunicação Pública
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1 Os vários tipos de apresentação
2 A organização de um discurso
3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra
4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)
5 Os cuidados com o tempo da fala
6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)
7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da platéia
8 O perigo das palavras “difíceis”
9 Dinâmicas individuais e de grupo
10 Exercícios práticos
Módulo 6 - Estatuto dos Servidores Municipais
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1 Conceituação e Fundamentos legais
2 Dos deveres
3 Das proibições
4 Das responsabilidades
5 Sindicância administrativa
6 PAD - Processo administrativo
7 Das penalidades
8 Provimento e vacância
9 Vencimento e Remuneração
10 Verbas remuneratórias:
11 Licenças
12 Outros temas

Professores do Curso

Nara Berté
Nara Berté
9.9
Avaliação do Professor
147+ Horas de aulas
José Eduardo Yokomizo
José Eduardo Yokomizo
10
Avaliação do Professor
126+ Horas de aulas
Jonias Oliveira
Jonias Oliveira
9.3
Avaliação do Professor
2304+ Horas de aulas
Erika Santos
Erika Santos
8.3
Avaliação do Professor
33+ Horas de aulas

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