18 horas
Professores: Nara Berté Adriane Werner Adriane Werner Lucymara de Andrade Correia Henrique Pinheiro Sousa Pascoal Muzeli Neto
Docente:
1 Compostura solene: 1.1 Setor Público como órgão formal e solene 1.2 Os cuidados pessoais que se deve ter no serviço público: a) Vestimentas b) Falas c) Gestos d) Etiquetas2 Protocolo nos eventos públicos: 2.1 Tipos de eventos públicos 2.2 Orientações sobre o planejamento 2.3 Dicas de como atrair público 2.4 Técnicas para a realização: a) O Roteiro (checklist) b) Montagem de Mesa (arranjos do móvel) c) Apresentações d) Vestimenta e) A escolha do Mestre de Cerimônias f) Símbolos Nacionais (Uso e disciplina) g) A recepção de autoridades h) Composição de mesa i) Ordem de Precedência na solenidade: j) Citações (uso dos pronomes de tratamento) k) O controle do tempo l) Fila de cumprimentos 2.5 Estudos de casos 2.6 Dinâmicas práticas
Vídeo Degustação:
1 A boa comunicação2 O atendimento personalizado3 Eficiência e eficácia nos atendimentos4 Os cuidados com o repasse de informações5 Habilidades específicas (telefone, e-mail, etc)6 Tratamento e atendimento7 Momento da verdade8 Momentos encantados x momentos trágicos9 Superando as expectativas do atendido10 Comportamento assertivo11 Análise do perfil12 A escada da lealdade13 Fidelizando o eleitor14 Tratamento de reclamações15 Pesquisa de satisfação do atendido16 boas práticas e recomendações finais
1 Conhecimentos básicos: a) Atribuições do respectivo órgão b) Estrutura do órgão (departamentos, cargos, funções e perfis) c) Fluxograma funcional d) Sistemas, regimes e conceitos políticos2 Os relacionamentos: a) Autoridade-Assessor (analisando perfis) b) Com outros órgãos Públicos c) Com Autoridades d) Com a população 3 A importância do Feedback4 Delegação e supervisão de tarefas5 Gestão de processos internos 6 Acompanhamento de processos junto a outros órgãos 7 Administração de Recursos: a) Humanos b) Materiais c) Informações
1 A comunicação institucional/tratamento da informação.2 Formalidade e padronização da redação oficial.3 Simplificação da linguagem.4 O que mudou no Manual de Redação Oficial da Presidência da República.5 Introduções e fechos das correspondências.6 Apresentação de normas e modelos de: a) Ofício (simples, circular, com cópia) b) Declaração c) Ata e Memória de Reunião d) Convite – impresso e por e-mail e) Parecer, informação e despacho f) Requerimentos g) Relatórios h) Outros7 Exercícios práticos de produção de textos
1 Os vários tipos de apresentação2 A organização de um discurso3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)5 Os cuidados com o tempo da fala6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da plateia8 O perigo das palavras “difíceis”9 Dinâmicas individuais e de grupo10 Exercícios práticos
1 O que é ato oficial?2 Quais são as espécies? a) Âmbito do Poder Executivo b) Âmbito do Poder Legislativo c) Âmbito da Administração Indireta3 Quais as diferenças e objetivos desses atos? a) Leis ordinárias b) Leis complementares c) Emenda à Lei Orgânica d) Decreto legislativo e) Decreto Administrativo f) Resolução g) Portaria h) Ato da Mesa i) Requerimento j) Indicação k) Moção l) Títulos e comendas m) Outros4 Como devem ser confeccionados?5 Modelos e Minutas (fornecidos no curso)
Nara Berté
Redação Oficial na Prática
Adriane Werner
Atendimento ao Público: Melhores Práticas
Oratória e comunicação
Lucymara de Andrade Correia
Formalidades, Cerimonial e Protocolo
Henrique Pinheiro Sousa
Atuação e Assessoramento Político-Administrativo
Pascoal Muzeli Neto
Atos Oficiais no Município
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