18 horas
Professores: Susi Cristie da Silva Adriana da Silva Turbay Leonardo Rocha e Beling Lucymara de Andrade Correia Krasnhak Pascoal Muzeli Neto Adriana da Silva Turbay
Docente:
1 A comunicação institucional/tratamento da informação.2 Formalidade e padronização da redação oficial.3 Simplificação da linguagem.4 O que mudou no Manual de Redação Oficial da Presidência da República.5 Introduções e fechos das correspondências.6 Apresentação de normas e modelos de: a) Ofício (simples, circular, com cópia) b) Declaração c) Ata e Memória de Reunião d) Convite – impresso e por e-mail e) Parecer, informação e despacho f) Requerimentos g) Relatórios h) Outros7 Exercícios práticos de produção de textos
Vídeo Degustação:
1 A boa comunicação2 O atendimento personalizado3 Eficiência e eficácia nos atendimentos4 Os cuidados com o repasse de informações5 Habilidades específicas (telefone, e-mail, etc)6 Tratamento e atendimento7 Momento da verdade8 Momentos encantados x momentos trágicos9 Superando as expectativas do atendido10 Comportamento assertivo11 Análise do perfil12 A escada da lealdade13 Fidelizando o eleitor14 Tratamento de reclamações15 Pesquisa de satisfação do atendido16 boas práticas e recomendações finais
1 Humanização: a) Política nacional de humanização PNH/ SUS b) Desafio: como enfrentar e lidar com relações de poder, trabalho e afeto c) A importância do autoconhecimento para o trabalho humanizado d) As relações interpessoais: atitudes movem o mundo e) Aspectos da comunicação no convívio com os diferentes f) Desenvolvimento humano do Assistente Social e Equipe g) Princípios básicos para o bom atendimento pessoal h) Fatores críticos de sucesso no atendimento i) Grupos de trabalho de humanização2 Gestão de Conflitos: a) Definições de conflito b) As transições na conceituação de conflito c) Variáveis que afetam o desenrolar do conflito d) O processo do conflito e) Conflitos: intrapessoais, interpessoais e intergrupais f) Prevenção de conflitos g) Abordagens na negociação h) Preparativos para uma negociação i) Resoluções de conflitos
1 Os vários tipos de apresentação2 A organização de um discurso3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)5 Os cuidados com o tempo da fala6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da plateia8 O perigo das palavras “difíceis”9 Dinâmicas individuais e de grupo10 Exercícios práticos
1 Conhecimentos básicos: a) Atribuições do respectivo órgão b) Estrutura do órgão (departamentos, cargos, funções e perfis) c) Fluxograma funcional d) Sistemas, regimes e conceitos políticos2 Os relacionamentos: a) Autoridade-Assessor (analisando perfis) b) Com outros órgãos Públicos c) Com Autoridades d) Com a população 3 A importância do Feedback4 Delegação e supervisão de tarefas5 Gestão de processos internos 6 Acompanhamento de processos junto a outros órgãos 7 Administração de Recursos: a) Humanos b) Materiais c) Informações
1 Compostura solene: 1.1 Setor Público como órgão formal e solene 1.2 Os cuidados pessoais que se deve ter no serviço público: a) Vestimentas b) Falas c) Gestos d) Etiquetas2 Protocolo nos eventos públicos: 2.1 Tipos de eventos públicos 2.2 Orientações sobre o planejamento 2.3 Dicas de como atrair público 2.4 Técnicas para a realização: a) O Roteiro (checklist) b) Montagem de Mesa (arranjos do móvel) c) Apresentações d) Vestimenta e) A escolha do Mestre de Cerimônias f) Símbolos Nacionais (Uso e disciplina) g) A recepção de autoridades h) Composição de mesa i) Ordem de Precedência na solenidade: j) Citações (uso dos pronomes de tratamento) k) O controle do tempo l) Fila de cumprimentos 2.5 Estudos de casos 2.6 Dinâmicas práticas
Susi Cristie da Silva
Redação Oficial na Prática
Adriana da Silva Turbay
Atendimento ao Público: Melhores Práticas
Leonardo Rocha e Beling
Oratória e comunicação
Lucymara de Andrade Correia Krasnhak
Formalidades, Cerimonial e Protocolo
Pascoal Muzeli Neto
Atuação e Assessoramento Político-Administrativo
Humanização e Gestão de Conflitos nos Órgãos Públicos
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