17 horas
Professores: Lucymara de Andrade Correia Nara Berté Raphael Kuerten Veloso Brito Ana Paula Damázio Adriane Werner Ana Paula Damázio
Docente:
1 Compostura solene: 1.1 Setor Público como órgão formal e solene 1.2 Os cuidados pessoais que se deve ter no serviço público: a) Vestimentas b) Falas c) Gestos d) Etiquetas2 Protocolo nos eventos públicos: 2.1 Tipos de eventos públicos 2.2 Orientações sobre o planejamento 2.3 Dicas de como atrair público 2.4 Técnicas para a realização: a) O Roteiro (checklist) b) Montagem de Mesa (arranjos do móvel) c) Apresentações d) Vestimenta e) A escolha do Mestre de Cerimônias f) Símbolos Nacionais (Uso e disciplina) g) A recepção de autoridades h) Composição de mesa i) Ordem de Precedência na solenidade: j) Citações (uso dos pronomes de tratamento) k) O controle do tempo l) Fila de cumprimentos 2.5 Estudos de casos 2.6 Dinâmicas práticas
Vídeo Degustação:
1 A comunicação institucional/tratamento da informação.2 Formalidade e padronização da redação oficial.3 Simplificação da linguagem.4 O que mudou no Manual de Redação Oficial da Presidência da República.5 Introduções e fechos das correspondências.6 Apresentação de normas e modelos de: a) Ofício (simples, circular, com cópia) b) Declaração c) Ata e Memória de Reunião d) Convite – impresso e por e-mail e) Parecer, informação e despacho f) Requerimentos g) Relatórios h) Outros7 Exercícios práticos de produção de textos
1 O cenário do setor público/político atual2 Conceito/reputação/percepção 3 As fábricas de má notícia e os estragos que elas fazem4 O Poder da Comunicação Pública5 Planejar a comunicação6 Pensando pauta e mídia positivas7 Promovendo bom relacionamento com a imprensa (media training)8 A evolução da comunicação, pela tecnologia9 Publicidade, propaganda, Marketing e Transparência
1 Os vários tipos de apresentação2 A organização de um discurso3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)5 Os cuidados com o tempo da fala6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da plateia8 O perigo das palavras “difíceis”9 Dinâmicas individuais e de grupo10 Exercícios práticos
1 A boa comunicação2 O atendimento personalizado3 Eficiência e eficácia nos atendimentos4 Os cuidados com o repasse de informações5 Habilidades específicas (telefone, e-mail, etc)6 Tratamento e atendimento7 Momento da verdade8 Momentos encantados x momentos trágicos9 Superando as expectativas do atendido10 Comportamento assertivo11 Análise do perfil12 A escada da lealdade13 Fidelizando o eleitor14 Tratamento de reclamações15 Pesquisa de satisfação do atendido16 boas práticas e recomendações finais
1 O que é a Cibercultura?2 A quarta revolução da comunicação.3 Cibercultura e a relação das pessoas com a sociedade.4 Como esse cenário altera a missão da Comunicação Pública?5 Qual a missão da Comunicação Pública?6 As novas missões da Comunicação Pública a)Planejar a Comunicação Pública a.1) Definir os pontos-chave a.2) Definir as mídias b) Como lidar com as más notícias. b.1) Os 3 tipos de más notícias: notícia negativa; fake news; notícia maldosa.7 Media training: importante ferramenta de comunicação para os líderes8 Dicas práticas de como lidar com a imprensa9 Redes sociais: a comunicação instantânea10 Temas adequados e indicados11 O que é conteúdo relevante12 Comunicação Pública e Cibercultura a) Oportunidade para a construção de conexão e relacionamento
Lucymara de Andrade Correia
Formalidades, Cerimonial e Protocolo
Nara Berté
Redação Oficial na Prática
Raphael Kuerten Veloso Brito
Atuação nas mídias sociais
Ana Paula Damázio
COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA ERA DA CIBERCULTURA
Adriane Werner
Oratória e comunicação
Atendimento ao Público: Melhores Práticas
Acesso a este e a + de 150 cursos em plataforma exclusiva para assinantes.
Sua equipe pode ter acesso a mais de 150 cursos, indicados e controlados pelo gestor através de painel exclusivo para assinantes corporativos.