12 horas
Professores: Vitor Barretta Vitor Barretta Marcianita Lopata de Lima Jonias Oliveira
Docente:
1 Grupos Ocupacionais:a) Nível Elementar: funções operacionais, sem exigência de formação técnicab) Nível Médio: atividades administrativas e técnicasc) Nível Superior: assessoramento jurídico, contábil, controle interno2 Classes e Níveis de Progressão:a) Criação de níveis horizontais (formação) e verticais (desempenho/capacitação)b) Parâmetros claros para evolução funcional3 Modelos de Estrutura:a) Linear: todos os servidores seguem mesma trilhab) Matricial: combinação de faixas por escolaridade e desempenho4 Fixação de Vencimentos e Vantagens:a) Equilíbrio entre complexidade da função e orçamento do Legislativob) Princípios da razoabilidade e proporcionalidadec) Limites constitucionais (art. 39, XI e XII)d) Evitar saltos salariais injustificados ou sem base técnica
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1 Panorama Geral para Câmaras de Pequeno Porte:a) Desafios operacionais e orçamentáriosb) Peculiaridades de estruturas enxutas e multifuncionais2 Natureza Jurídica do PCCV:a) Conceito jurídico e administrativob) Finalidade pública: eficiência, moralidade, valorização do servidor e equidadec) Instrumento Normativo: Resolução ou Lei?d) Ato interna corporis (Resolução) e ato de efeitos externos (Lei)e) Jurisprudência do TCE-PR e STF3 Aplicações Legislativas:a) Constituição Federal (princípios, regimes, carreiras, etc)b) Lei de Responsabilidade Fiscal-LC 101/2000 (impacto e previsão orçamentária)4 Independência Funcional:a) Iniciativa privativa da Mesa Diretora da Câmara (Art. 37, X e V da CF/88) b) Vedação à interferência do Executivo 5 Ciclo de Gestão de Pessoas:a) Instrumento contínuo de desenvolvimento institucionalb) Articulação com estágio probatório, avaliação de desempenho e capacitação
1 Indicadores da Estrutura Funcional:a) Legislação aplicávelb) Cargos efetivos e comissionadosc) Funções de confiançad) Atribuiçõese) Escolaridade mínimaf) Carga, jornada e horas extraordináriasg) Lotação atual2 Análise de Aderênciaa) Coerência entre atribuições legais e a escolaridade exigidab) Compatibilidade entre remuneração, responsabilidade e complexidade do cargo3 Identificação de Fragilidades:a) Cargos genéricos ou sem atribuição definidab) Acúmulos de atribuiçõesc) Desvio de funçãod) Falta de critérios objetivos para comissionadose) Falta de impacto orçamentário trienal conforme LRF4 Estudo de Casos – TCE-PR (exemplos de recomendações)
1 Progressão Vertical (promoção): a) Desempenho, frequência, capacitação técnica e avaliaçãob) Carga horária mínima, aderente ao cargoc) Comissões de Avaliação de Desempenho e Exame de Títulosd) Avaliação institucional objetiva e padronizada2 Progressão Horizontal:a) Titulação formal (técnico, graduação, especialização, mestrado, doutorado) b) Compatibilidade entre formação e função exercidac) Coeficientes objetivos d) Validade de títulos obtidos antes da posse3 Analise da progressão por “tempo de serviço” isoladamente4 Periodicidade das contagens de pontos5 Ato legal/administrativo aplicável6 Importância de parecer jurídico e controle prévio da legalidade7 Modelos compatíveis com jurisprudência do TCE-PR e TCU8 Estudos de casos: Prefeitura de Londrina/Portal do Servidor
Vitor Barretta
Fundamentos Jurídico-Administrativos
Diagnóstico e Análise da Estrutura Funcional
Marcianita Lopata de Lima
Estruturação de Carreiras: Classificação, Grupos e Níveis
Jonias Oliveira
Parâmetros das Progressões Horizontal e Vertical
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