Descrição

Os participantes adquirirão conhecimentos sobre: • Planejamento Preparatório das Licitações: o Governança e envolvimento dos níveis hierárquicos. o Definição de objetivos, necessidades e estratégias de aquisição. o Gestão por competência e preparação técnica. o Desenvolvimento de matriz de riscos e estratégias de mitigação. o Promoção da transparência para ampliar a competição e permitir o controle. o Identificação e correção de falhas recorrentes. o Prevenção de responsabilizações por falhas técnicas. o Eliminação de prejuízos relacionados a sobrepreço, superfaturamento e inexecução. o Facilitação dos procedimentos para agilidade e desburocratização. o Aplicação de novos paradigmas, como a interação com fornecedores, contratação de projetistas e transição do presencial para o eletrônico. • Plano de Contratações Anual (PCA): o Exigências do PCA conforme a Lei 14.133/2021. o Apresentação de modelos de PCAs. o Procedimentos para correções e alterações nos PCAs.

Tópicos do curso

O Pregão e o Plano de Contratações Anual

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 01)

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 02)

Termo de Referência (aula 01)

Termo de Referência (aula 02)

Planejamento das Licitações

Conteúdo do Curso

6 módulos do curso
Módulo 1 - O Pregão e o Plano de Contratações Anual
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1 Exigência do Plano de Contratações Anual(PCA) na Lei 14.133

2 Apresentação de PCAs que servem como modelos

3 Agentes envolvidos no Pregão e respectivos papéis:

a) Controle Interno (normatização)

b) Solicitante

c) Responsável pelos ETPs

d) Condutor do certame (Agente de Contratação)

e) Compras

f) Almoxarifado

g) Parecerista Contábil

h) Formador do preço

i) Pregoeiro e Equipe de Apoio

j) Jurídico (orientações, apoio, parecer e controle prévio)

k) Gestor do Órgão (homologador)

l) Gestor e Fiscal do contrato

4 Fluxograma de Realização do Pregão

5 Fornecimento de modelos

6 Orientações para implantar o PCA local

Módulo 2 - Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 01)
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1 ETP na Lei Licitatória 14.133/21

2 Incidência das Instruções Normativas Federais nº 05/2017 e 40/2020

3 Aplicabilidade e/ou dispensa do ETP

4 Finalidade do ETP

5 Objetivo do ETP

6 Elementos Constitutivos do ETP:

  a) Necessidade da contratação

  b) Requisitos necessários

  c) Levantamento de mercado

  d) Descrição da solução como um todo

  e) Estimativa das quantidades

  f) Estimativa do valor da contratação

  g) Justificativas para o parcelamento ou não da solução

  h) Contratações correlatas e/ou interdependentes;

  i) Alinhamento entre a contratação e o planejamento

  j) Resultados pretendidos

  k) Providências a serem adotadas pela administração

  l) Impactos ambientais e respectivas medidas de tratamento;

  m) Viabilidade e razoabilidade da contratação

 

Módulo 3 - Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 02)
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1 Definição e especificação das necessidades e requisitos

2 Estimativa da demanda – quantidade de bens e serviços

3 Análise de soluções

4 Identificação das soluções

5 Análise comparativa de soluções

6 Registro de soluções consideradas inviáveis

7 Análise comparativa de custos (tco)

8 Cálculo dos custos totais de propriedade

9 Mapa comparativo dos cálculos totais de propriedade (tco)

10 Descrição da solução de tic a ser contratada

11 Estimativa de custo total da contratação

12 Declaração de viabilidade da contratação

13 Aprovação e assinatura

Módulo 4 - Termo de Referência (aula 01)
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1 Definição do objeto

2 Orçamento detalhado

3 Preços estimados

4 Métodos

5 Estratégias de suprimentos

6 Cronograma

7 Planejamentos iniciais

8 Regras para a contratação de ME e EPP

9 Critérios para o cumprimento do contrato

10 Obrigações da contratada

Módulo 5 - Termo de Referência (aula 02)
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Módulo 6 - Planejamento das Licitações
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1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)

2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)

3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)

4 Matriz de Riscos (Mitigação - como reduzir falhas?)

5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)

6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)

7 Para Impedimento de responsabilizações  (maioria é por falha técnica)

8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)

9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)

10 Usando os novos paradigmas:

 a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)

 b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)

 c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)

 d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)

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