18 horas
Professores: Adriane Werner Adriane Werner Jonias Oliveira Pascoal Muzeli Neto Nara Berté Nara Berté
Docente:
1 O cenário do setor público/político atual2 Conceito/reputação/percepção3 As fábricas de má notícia e os estragos que elas fazem4 O Poder da Comunicação Pública5 Planejar a comunicação6 Pensando pauta e mídia positivas7 Promovendo bom relacionamento com a imprensa (media training)1 A evolução da comunicação, pela tecnologia2 Publicidade, propaganda, Marketing e Transparência
Vídeo Degustação:
1 Sociedade 4.0 e mídias sociais2 Uso das mídias sociais na comunicação oficial3 Principais falhas no uso das mídias sociais4 Planejando o uso da mídias no setor público: a) Campanhas b) Conteúdos c) Público-Alvo5 Monitoramento das mídias oficiais6 Gestão das Mídias oficiais: a) De Pessoas b) De Equipes c) Do Tempo d) De Crise
1 Facebook: Linha do tempo e maior alcance de pessoas2 Whatsapp: A comunicação formal e o atendimento ao cidadão3 Blog: Quais as notícias que devem ser vinculadas e tamanho do conteúdo4 Google: O que é SEO e os padrões para ranking5 Youtube: Como realizar transmissões profissionais ao vivo6 Twitter: O que deve ser divulgado e com qual frequência7 SMS: Como chamar atenção com 156 caracteres8 Site: Como deve ser um site de entidade Pública9 Email marketing: Como fazer, gratuitamente10 Skype: Como ter um canal institucional11 Instagram: Como promover Storys12 Linkedin: Vale a pena usar essa ferramenta
1 Reforma ortográfica e suas peculiaridades2 Tipos de linguagem Verbal/escrita: a) Coloquial b) Culta c) Rebuscada3 Produção e articulação de texto: a) Objetividade b) Concisão c) Clareza d) Persuasão e) Organização do texto4 Regras ortográficas: a) Pontuação b) Acentos (crase, hífen, trema, etc.) c) “Porquês” d) Mau e mal5 Pronomes6 Abreviaturas7 Principais vícios de linguagem
1 Comunicação Pública: a) conceito b) planejamento c) objetivos d) transparência e) construção da mídia positiva f) processo e rotina2 Planejamento: a) procedimentos internos b) relação com os setores internos c) olhar de referência d) participação popular e) normatização das atividades f) definição de objetivos g) valorização institucional h) seleção de reportagens i) produção de eventos
1 A comunicação institucional/tratamento da informação.2 Formalidade e padronização da redação oficial.3 Simplificação da linguagem.4 O que mudou no Manual de Redação Oficial da Presidência da República.5 Introduções e fechos das correspondências.6 Apresentação de normas e modelos de: a) Ofício (simples, circular, com cópia) b) Declaração c) Ata e Memória de Reunião d) Convite – impresso e por e-mail e) Parecer, informação e despacho f) Requerimentos g) Relatórios h) Outros7 Exercícios práticos de produção de textos
Adriane Werner
Quem não se Comunica, se Trumbica
Poder Público e as Mídias Sociais
Jonias Oliveira
Comunicação WEB
Pascoal Muzeli Neto
Técnicas da Comunicação Escrita
Nara Berté
Assessoria de Imprensa Municipal e suas Peculiaridades
Redação Oficial na Prática
Acesso a este e a + de 150 cursos em plataforma exclusiva para assinantes.
Sua equipe pode ter acesso a mais de 150 cursos, indicados e controlados pelo gestor através de painel exclusivo para assinantes corporativos.