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Resumo: Este material aborda a Governança em TI na Administração Municipal, destacando a aplicação da tecnologia para otimizar a gestão pública. Explora como a governança de TI, um desdobramento da governança corporativa, estabelece políticas e controles para alinhar o uso da tecnologia aos objetivos estratégicos e mitigar riscos. O texto apresenta os princípios da governança pública e os instrumentos legais que a fortalecem no Brasil. Diferencia governança de gestão, enfatizando a importância da tecnologia na modernização da gestão municipal e na resposta às demandas sociais, culminando na busca pela sustentabilidade e no planejamento estratégico.
O que o aluno vai aprender:
Carga Horaria: 135 Horas
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UNIDADE 1:
1. GOVERNANÇA E GESTÃO MUNICIPAL
1.1 Funções de Governança e Gestão
1.2 A Gestão Municipal
1.3 Questão Social
1.4 Políticas Públicas e Sustentabilidade
1.5 O Ciclo das Políticas Públicas
1.6 Sustentabilidade
1.7 Planejamento estratégico
2. GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
2.1 Gestão Digital Estratégica
3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
3.1 Mas afinal, o que é um Planejamento Estratégico?
3.2 Princípios do Planejamento Estratégico
3.3 Etapas do Planejamento Estratégico
3.4 Estrutura Básica do Planejamento Estratégico
3.5 Benefícios Esperados do Planejamento Estratégico
4. GOVERNANÇA E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
4.1 Governança em TI no Setor Público
4.2 Aspectos Gerais – Considerações sobre a Tecnologia da Informação
4.3 Distinção entre Governança em TI e Gestão de TI
4.4 Sobre o Conflito na Formulação de Políticas Públicas
4.5 A Implantação das TIC’s na Administração Pública – Linha Evolutiva
4.6 O Bug do Milênio na Estruturação das Ações do Programa de Governo
Eletrônico Brasileiro
4.7 Gestão Digital no Setor Público – A Busca da Preconizada Eficiência na
Gestão Pública
4.8 Gestão Digital no Setor Público – A Necessária Modernização da Gestão
Pública
4.9 Gestão de TI na Administração Pública
4.10 Sobre o E-GOV
4.11 Obstáculos que Dificultam ou Impedem a Implantação de TI no Setor
Público
4.12 Entraves na Implantação da Governança da TI na Administração Pública
5. BIBLIOGRAFIA
UNIDADE 02:
1. GESTÃO DIGITAL
1.1 A Sociedade Da Informação
1.2 Cidade Digital E Cidade Digital Estratégica
1.3 Cidade Digital Estratégica E Seus Componentes
2. PROPAGANDA E MARKETING POLÍTICO
3. QUESTÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
3.1 Organização E Gestão Das Políticas Sociais
3.2 Discussões Atuais Sobre Políticas Públicas
4. RELEVÂNCIA E TIPOS DE CONTROLE
4.1 Principais Motivos Da Não Implantação Do Controle Interno Nas Entidades
Públicas
4.2 Garantias Básicas Para O Pleno Funcionamento Do Controle Interno
4.3 Normas De Conduta De Controle Interno
4.4 Exercício Do Controle Interno
4.5 Sistema De Controle Interno
4.6 Atividades De Apoio Ao Controle Externo
4.7 Controle Social
5. TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
6. DIREITO DE ACESSO A INFORMAÇÕES
7. DIREITO DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS
7.1 O Que Diz A Lei?
7.2 Conselhos De Usuários
7.3 Carta De Serviços
7.4 Direitos E Deveres Do Usuário
8. GESTÃO DE CONFLITOS
8.1 Plano De Sucessão
8.2 Comportamento E Relacionamento
8.3 Comunicação E Gestão De Conflitos
8.4 Liderança Eficaz
8.5 Iniciativas Motivacionais
9. ÉTICA PROFISSIONAL
10. BIBLIOGRAFIA
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