Gravação

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO MUNICIPAL

Resumo: A Unidade 1 explora o modelo estratégico da gestão de pessoas, crucial para valorizar o capital humano nos setores público e privado. Diferencia a gestão no setor público (via concurso) da privada, focando na motivação e desenvolvimento de servidores. Aborda a evolução da área de RH para uma gestão estratégica, enfatizando o comprometimento dos colaboradores como chave para o sucesso organizacional e a necessidade de práticas eficazes de gerenciamento, planejamento e avaliação.

O que o aluno vai aprender:


Carga Horaria: 135 Horas

Investimento

O valor para a compra individual desse curso é de:

GRATUITO (para assinantes Premium)

De: R$ 599,90
Por: 3x de R$ 99,90 no cartão
ou R$ 240,90 no boleto ou pix

Falar com um especialista agora

Materiais Disponíveis

  • GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO MUNICIPAL 01

Programação do Curso

    1. MODELO ESTRATÉGICO...
    1.1 INSTRUMENTOS FORMAIS...
    1.2 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO..
    1.3 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS..
    1.4 CARREIRA E REMUNERAÇÃO .
    1.5 GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO ....
    1.6 PLANO DE SUCESSÃO ..
    1.7 COMPORTAMENTO E RELACIONAMENTO..
    1.8 COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITO .
    1.9 LIDERANÇA EFICAZ.....
    1.10 INICIATIVAS MOTIVACIONAIS.
    2 CONTRATAÇÃO DE PESSOAL..
    2.1 - Funcionário ou Servidor? .
    2.2 - Agente Público
    2.3 - Agente Político
    2.4 – Funcionário no Código Penal
    2.5 – Espécies de servidor (regimes)..
    2.6 – PROVIMENTO
    2.7 - RETRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA....
    2.8 – SERVIDORES DE CARREIRA (efetivos)...
    2.9 - CARGO EM COMISSÃO E FUNÇÃO DE CONFIANÇA
    2.10 – EXONERAÇÃO E DEMISSÃO..
    3 TEMPORÁRIOS
    3.1 CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL
    3.2 REGULAMENTOS
    3.3 SELEÇÃO DE PESSOAL
    3.4 Regime Contratual
    3.5 Necessidade de contratação é requisito básico
    3.6 Algumas hipóteses de contratação temporária....
    4 CARGOS COMISSIONADOS
    4.2 FUNDAMENTAÇÃO
    4.3 PROPORÇÃO
    4.4. TIPOS
    4.5 DIREÇÃO
    4.5.1 Chefia..4.5.2 Assessoramento
    4.6 DESVIOS
    4.6.1 Desvio de finalidade

    4.6.2 Desvio de função 4.7 CARACTERÍSITCAS PRÓPRIAS DOS CCs
    4.7.1 Décimo Terceiro e Férias
    4.7.2 Horas Extras
    4.7.3 Regime Previdenciário
    4.7.4 Responsabilizações
    4.7.5 Ilícitos eleitorais (Lei 9.504/97
    4.7.6 Improbidade administrativa (Lei 8.429/92):
    4.7.7 Infração Disciplinar (Estatutos Funcionais):
    4.7.8 Crime eleitoral (Leis: 4.737/65, 6.091/74 e 9.504/97 - Lei Complementar
    64/90
    5 AS FUNÇÕES DE CONFIANÇA (FGS)
    6 ESTAGIÁRIOS
    6.1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
    6.2 LIMITES NO NÚMERO DE ESTAGIÁRIOS
    6.2.1 Estagiários nos Órgãos Públicos
    6.2.1.1 Seleção de Estagiários
    6.2.1.2 Registro contábil dos gastos com estagiário
    6.3 REGRAS ANTI-NEPOTISMO AOS ESTAGIÁRIOS
    6.3.1. Limites nas nomeações e designações:....
    6.4 FICHA LIMPA MUNICIPAL
    6.5 FORNECEDOR LOCAL
    6.5.1 Negociar com parentes de gestores municipais...
    7 REMUNERAÇÃO MÁXIMA LOCAL (TETO).
    7.1 LIMITES NA ACUMULAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES.
    8 REGRAMENTO SOBRE DESPESAS GERAIS COM PESSOAL..8.1 –
    DIÁRIAS
    8.2 PASSAGENS
    9 CONCURSOS PÚBLICOS
    9.1 MOTIVAÇÕES
    9.2 FUNDAMENTAÇÃO
    10 PLANEJAMENTO OBRIGATÓRIO
    10.1 - NECESSIDADES
    10.2 – POSSIBILIDADES..
    10.3 – EXISTÊNCIA DE VAGAS
    10.4 PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
    10.5 LIMITES DE GASTOS COM PESSOAL
    10.6 REGULAMENTAÇÃO LOCAL

    11 PRINCIPAIS IRREGULARIDADES: COMO EVITÁ-LAS?
    11.1 PREPARAÇÃO DO EDITAL
    11.1.1 - Regras Específicas Locais:
    11.2 – PROFISSÕES REGULAMENTADAS
    11.3 VETORES SALARIAIS
    11.4 TÍTULOS
    11.5 RESTRIÇÕES
    11.6 COTAS
    11.7 PERÍODO ELEITORAL
    11.7.1 Banca Examinadora
    11.7.2 Pontos Mais Polêmicos
    11.8 TERCEIRIZAÇÃO DO CONCURSO
    11.9 POSSE DOS APROVADOS
    11.10 PROCESSO CONTRATAÇÃO ENVIADO AO TRIBUNAL DE CONTAS ...
    11.11 PLANO DE CARREIRA
    11.11.1 – Fundamentação sobre Plano de Carreira
    11.12 – MOTIVAÇÕES E RAZÕES
    11.13 – OS AVANÇOS NA CARREIRA
    11.14 – PROGRESSÃO E PROMOÇÕES
    11.15 – A VALORAÇÃO DOS TÍTULOS DE CONHECIMENTO
    12 REMUNERAÇÃO
    12.1 Natureza do cargo:
    12.2 Responsabilidades do cargo:
    12.3 Complexidade do cargo
    12.4 Peculiaridades do Cargo:
    13. A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
    13.1 DISCIPLINA CONSTITUCIONAL
    13.2 SISTEMAS REMUNERATÓRIOS
    13.3 NATUREZA JURÍDICA DA REMUNERAÇÃO
    14 AS LICENÇAS DOS AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS

    15 O ESTÁGIO PROBATÓRIO
    15.1 FUNDAMENTAÇÃO E CONCEITO
    15.2 AGENTES PÚBLICOS
    15.2.1 Agentes Políticos
    15.2.2 Particulares em colaboração com a Administração
    15.2.3- Servidores Públicos
    15.3 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
    15.3. 1 - Regime Estatutário
    15.3.2 Regime Trabalhista
    15,3.3 Regime Especial
    15.4 QUADRO FUNCIONAL
    15.4.1 Cargos Públicos
    15.4.2 Empregos públicos
    15.4.3 Função pública
    15.5 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS
    15.5.1 Em relação ao quadro funcional
    15.5.1.1 Cargos de Carreira
    15.5.1.2 Cargos Isolados
    15.5.2 Em relação às garantias e características dos cargos
    16. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
    16. 1 REGULAMENTAÇÃO LOCAL
    16. 2 REQUISITOS AVALIADOS
    16.3 A CARACTERÍSTICA DOS AVALIADORES
    16.4 PERIODICIDADE....
    16. 5 ESTÁGIO PROBATÓRIO
    16. 6 DO DIREITO REURSAL
    16.7 – As consequências da avaliação negativa
    16.8 – ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA
    16.9 – ESTUDOS DE CASO
    17 ÉTICA, MORAL E DECORO

    17.1 CORRELAÇÃO COM ÉTICA E MORAL
    17.2 ÉTICA PROFISSIONAL NO SERVIÇO PÚBLICO
    17.2.1 Ética no Serviço Público
    17.2.2Código de Ética Profissional do Servidor Público
    17.2.3 Comissões de Ética
    17.2.3.1 O Serviço Público na visão da Sociedade
    17.2.3.1.1O Servidor como Corrupto
    17.3 NORMAS PARA UMA CONDUTA ÉTICA
    17.4 POSIÇÃO DO JUDICIÁRIO REFERENTE AO DECORO PARLAMENTAR
    17.5 CORRELAÇÃO COM INFRAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA......
    17.6 CORRELAÇÃO COM CRIME DE RESPONSABILIDADE
    17.7 CORRELAÇÃO COM A IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA .......
    17.8 CONDUTAS CONSIDERADAS COMO FALTA DE DECORO
    PARLAMENTAR
    18 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
    18.1 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL
    18.1.1 Estruturas Mínimas de Funcionamento
    18.1.2 Características dos ambientes de trabalho ideais
    18.2 Tipos de Inspeções:
    18.2.1 Fases da Inspeção
    18.2.2 Providências e Acompanhamentos
    18.2.2.1 Mapa de Risco
    18.3 GERENCIAMENTO DE UM BOM GESTOR
    18.3.1 Comportamento versus Segurança
    19 O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
    19.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
    19. 2 TEORIA GERAL DA INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA
    19.3 O DEVER DE REPRESENTAR
    19. 3.1 Cautelas no Dever de Representar
    19.3.2 A Representação Ideal
    19. 3.3 Erros Comuns na Representação

    19.3.4 Elementos Básicos da Representação
    19.4 PRINCIPIOLOGIA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
    20 SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA
    20.1 SINDICÂNCIA INQUÉRITO (PROCEDIMENTO
    20.2 SINDICÂNCIA ACUSATÓRIA (PROCESSO
    21 O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE CONFLITOS
    21.1 GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
    21.1.1 UMA VISÃO POSITIVA DO CONFLITO
    21.1.2 CAUSAS POSSÍVEIS DO CONFLITO
    21.1.2.1 Experiência de frustração de uma ou ambas as partes
    21.1.2.2 Diferenças de personalidade
    21.1.2.3 Metas diferentes
    21.2 AVALIANDO OS NÍVEIS DE CONFLITO
    21.2.1 A Discussão
    21.2.2 O Debate
    21.2.3 As Façanhas
    21.2.4 Imagens fixas
    21.2.5 Ficar com a cara no chão
    21.2.6 Estratégias
    21.2.7 A Falta de humanidade
    21.2.8 Ataque de nervos
    21.2.9 Ataques generalizados
    21.3 OS TIPOS DE CONFLITOS
    21.3.1 Os conflitos latentes
    21.3.2 Os conflitos percebidos
    21.3.3 Conflito sentido
    21.3.4 Conflito manifesto
    21.4 AS ÁREAS DE CONFLITO
    21.4.1 Conflito social
    21.4.2 Conflitos tradicionais

    21.5 CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES
    21.6 CONSEQUÊNCIA NEGATIVAS DOS CONFLITOS
    21.7 ALGUNS ESTILOS E CARACTERÍSTICAS
    21.7.1 Competição
    21.7.2 Colaboração
    21.7.3 O de evitar
    21.7.4 Acomodação
    21.7.5 Compromisso
    21.8 COMO ADMINISTRAR OS CONFLITOS
    21.8.1 Saber comunicar
    21.8.2 Saber ouvir
    21.8.3 Saber perguntar
    21.9 POSSIBILIDADES DE ENCAMINHAMENTOS
    21.9.1 Formas de condução e Resultados para as partes conflitantes
    21.10 EFEITOS POSITIVOS DOS CONFLITOS NA ORGANIZAÇÃO
    21.11 CONCLUSÃO
    22 GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
    22.1 O RESPEITO COM AS PESSOAS
    22.2 O CIDADÃO TEM APARO CONSTITUCIONAL QUANTO AO BOM
    ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO
    22.2.1 O que é eficiência e eficácia
    22.3 OS NÚMEROS FALAM
    22.3.1 A DIFERENÇA ENTRE ATENDIMENTO E TRATAMENTO
    22.4 O MOMENTO DA VERDADE UM CONCEITO FUNDAMENTAL
    23 UM DOS GRANDES GERADORES DE CONFLITOS
    23. 1 O PERIDO DAS PROMESSAS
    24 CONCEITO DAQUELES QUE LIDERAM
    24.1 Conceitos isolados são meios conceitos
    24. 1. 2 Avaliação da tendência por perfil
    25 DIANTE DOS ERROS CAUSADOS PELA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

    25.1 Pessoas mal-educadas
    25.2 Pessoa Nervosa
    25.3 Em discussão com o cidadão
    25.4 Desenvolvendo uma Boa Relação Interpessoal
    25.5 O QUE É GOSTAR DE GENTE ATRAVÉS DE ATITUDES .
    25.5.1 Tratar bem da pessoa independente de cargos ou posições
    25.5.2 Começar interagindo por pontos em comuns
    25.5.3 Ter certeza que o interlocutor esteja entendendo a mensagem
    25.5.4 Identificar as diferenças e minimizar
    25.6 ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO
    25.6.1 MOTIVANDO A COLABORAÇÃO DE TODOS NA EQUIPE
    25.6.2 Sempre existe uma pessoa difícil
    25.6.3 Fuja da rotulação ou estereótipos
    25.6.4 O profissional de vendas um modelo excelente
    25. 6.2 A CARREIRA DEPENDE DISSO
    6.2.1 Equilíbrio emocional e plenitude
    6.2.1 Não ultrapassar os limites do bom senso

Pronto para dominar a Nova Lei de Licitações?

Garanta sua vaga agora e entre em contato com um especialista da Unyflex!

Fale com um Consultor Unyflex
Botão Fale Conosco