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GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Resumo: Curso essencial para gestão de custos municipal, alinhando contabilidade a planejamento e decisões. Capacita para alocação eficiente de recursos, análise de dados internos/externos e atuação competente na gestão pública, impulsionando carreira e concursos. Foco em otimização de gastos e transparência.

O que o aluno vai aprender:Gestão de custos no setor público municipal: princípios, contabilidade aplicada, planejamento orçamentário estratégico. Análise de dados, alocação eficiente de recursos e tomada de decisões para otimizar gastos e garantir transparência.


Carga Horaria: 135 Horas

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Materiais Disponíveis

  • GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
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Programação do Curso

    UNIDADE 1:
    GOVERNANÇA E GESTÃO MUNICIPAL 
    1.1 Funções de Governança e Gestão 
    1.2 A Gestão Municipal 
    1.3 A Questão Social 
    1.4 Políticas Públicas e Sustentabilidade 
    1.5 Ciclo das Políticas Públicas 
    1.6 Sustentabilidade 
    1.7 Planejamento Estratégico 
    2. GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO 
    2.1 Gestão Digital Estratégica 
    3. GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE 
    3.1 A Implantação da Gestão 
    3.2 A Verificação da Gestão 
    3.3 A Gestão Pública Ambiental 
    3.4 Governo e Sustentabilidade 
    3.5 Sustentabilidade 
    4. CONTABILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL 
    4.1 Peculiaridades Contábeis, Financeiras e Orçamentárias 
    4.2 Estágios ou Etapas da Receita Orçamentária
    4.3 Conciliação Bancári
    4.4 Retenções de Tributos nos Órgãos Públicos Municipais 
    4.5 Instrução Normativa 971/2009
    4.6 Composição da Receita de Fonte Livre 
    4.7 Empenho, Liquidação e Pagamento 
    4.8 O Detalhamento da Despesa 
    5. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ESTRATÉGICO 
    5.1 O Planejamento e o Orçamento na Constituição Federal de 1988 (CRFB/88) 
    5.2 O Modelo de Planejamento, Execução e Controle na LRF 
    5.3 A Classificação da Despesa Orçamentária 
    5.4 Modelo de Decisão Governamental 
    5.5 Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) 
    5.6 A Escrituração da Contabilidade Pública 
    5.7 Similaridade entre os Conceitos da Contabilidade Pública e os da Contabilidade de Custos
    UNIDADE 02: 
    LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL – LEI COMPLEMENTAR No 101/00 
    1.1 Objetivos 
    1.2 Pilares da LRF 
    2. O SISTEMA DE CUSTOS 
    2.1 Introdução 
    2.2 O Sistema de Informação Contábil 
    2.3 O Sistema de Informação 
    2.4 Sistema de Informações Contábeis e o Sistema de Informação de Custo 
    2.5 Orçamento Público e o Processo Decisório 
    3. GESTÃO DE CUSTOS 
    3.1 Gestão de Custos e a Contabilidade Pública 
    3.2 Contabilidade de Custos 
    3.3 Orçamento Público 
    3.4 Ciclo do Orçamento Público 
    3.5 Gestão por Resultados 
    4. COMPLIANCE: CONCEITO, EVOLUÇÃO E IMPLANTAÇÃO 
    4.1 Implantação de um Programa de Compliance 
    5. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA MUNICIPAL 
    5.1 Mecanismos de Alteração do Orçamento 
    5.2 O Plano de Contas Aplicado ao Poder Público
     

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