Descrição
O curso explora as melhores práticas da Assessoria de Imprensa aliadas às Mídias Sociais, capacitando o participante a planejar e executar estratégias eficazes de comunicação pública e institucional. São abordadas técnicas de produção de conteúdo, relacionamento com jornalistas, gestão de imagem e crises, além de dicas de uso da Inteligência Artificial para automatizar tarefas, gerar pautas, criar textos e monitorar resultados com mais precisão.
Tópicos do curso
Inteligência Artificial no Setor Público
Comunicação Digital e Moderna: Hora e Vez das Redes Sociais
Alicerce do Planejamento de Comunicação em Mídias Sociais
Produção e Gestão de Conteúdos
Técnicas de Assessoria de Imprensa
Ética, Moral, Decoro, Abuso, Assédio e Violência Funcional
Conteúdo do Curso
1 Fundamentos da IA e machine learning
2 Assistentes virtuais e chatbots
3 Potencial e limites da IA na Administração Pública
4 Avaliação de impacto regulatório com IA
5 Segurança Jurídica e Normatização da IA na Administração Pública
6 Ferramentas de IA generativa
7 Engenharia de Prompts
8 Agentes e Assistentes personalizados
9 Detecção e prevenção de danos (irregularidades, desvios, fraudes, etc.)
10 Automação de processos internos
11 Sistemas inteligentes de atendimento e comunicação
12 Análise preditiva de gestão estratégica setorial
13 Segurança e ética no uso da IA
1 Diferença entre comunicação pública, institucional e governamental
2 Qual é a regra para o “comunicar público”, conforme disposição da CFBR?
3 Comunicação Pública e as vedações à propaganda pessoal e eleitoral
4 Publicidade versus transparência: princípios complementares ou antagônicos?
5 Ética e responsabilidade na comunicação de órgãos públicos
6 Linguagem simples: uma questão de cidadania
7 Planejamento Estratégico em Mídias Sociais (01):
a) Mapeamento de imagem e percepção pública
b) Matriz SWOT
c) Atividade prática: análise SWOT, com a utilização do ChatGPT como ferramenta acessória
1 Qual a melhor plataforma de rede social para este mandato?
2 Branding nas mídias sociais (identidade visual nos processos de comunicação)
3 Público-alvo versus Persona
4 Definição de objetivos, públicos e mensagens-chave
5 Matriz SWOT e análise de cenários
6 Integração de canais de comunicação.
7 Planejamento Estratégico em Mídias Sociais (02):
a) Criando conteúdos estratégicos
b) Otimização de conteúdos densos
c) Gestão de conteúdo e linhas editoriais
d) Atividade prática: criação de linhas editoriais, com a utilização do ChatGPT como ferramenta acessória
1 Copywriting e marketing de conteúdo
2 Ferramentas para melhorar seu copywriting
3 Como estruturar uma copy eficaz, do início ao fim?
4 Títulos e headlines
5 Copywriting para mídias sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin).
6 Planejamento Estratégico em Mídias Sociais (03):
a) Conteúdo raiz x conteúdo “nutella”: como otimizar o fluxo de produção?
b) Atividade prática: elaboração de calendário de conteúdo
c) Atividade prática: criação de conteúdos para mídias sociais (texto, roteiro, base para design e estratégia de linhas editoriais, com a utilização do ChatGPT como ferramenta acessória)
1 Fato, fonte e notícia
2 Relacionamento com a imprensa
3 Técnicas para entrevistar/ser entrevistado
4 Contatos específicos:
4.1 pauteiros
4.2 editores
4.3 repórteres
5 Media Training
6 Peculiaridades:
6.1 Deadline
6.2 Linha Editorial
6.3 Teoria da Relatividade
7 Características dos veículos:
7.1 O Jornal
7.2 O Rádio
7.3 A Televisão
7.4 A Internet
8 Dicas de Release
9 Estratégia da informação
10 Evitando conflitos
11 Prática e progresso
12 Erros a serem evitados
1 Institutos comportamentais:
a) Ética Funcional
b) Moralidade Administrativa
c) Decoro Profissional
2 Práticas abusivas:
a) De Poder
b) De Autoridade
3 Assédio:
a) Institucional
b) Moral
c) Moral Coletivo
d) Ideológico
e) Sexual
f) Racial
g) Stalking
h) Bullying
4 Violências laborais:
a) Física
b) Psicológica
c) Moral
d) Sexual
e) Patrimonial
f) Social
g) Política
Professores do Curso
Professor Especialista
Escolha o Plano Ideal para Você
Compare os benefícios e escolha a experiência de aprendizado que mais se adapta às suas necessidades.
MAIS CURSOS AGENDADOS
Veja sugestões de cursos agendados da UnyFlex.