15 horas
Professores: Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi Nara Berté Adriane Werner Marcelo Vrenna
Docente:
Vídeo Degustação:
1 Força vinculante interna corporis2 Princípio da simetria constitucional3 Harmonia com a Lei Orgânica Municipal4 Aplicação supletiva do CP e CPC5 Liberdade regulamentar local6 Tópicos obrigatórios no texto7 Interferência do judiciário8 Sustação de Atos do Executivo9 Atos Exclusivos do Legislativo10 Emendas e substitutivos11 Turnos e interstício12 Plenário: regras e atuação
1 O que é ato legislativo?2 Quais espécies existem na Câmara Municipal?3 Quais as diferenças e objetivos desses atos? a) Leis ordinárias b) Leis complementares c) Emenda à Lei Orgânica d) Decreto legislativo e) Resolução f) Portaria g) Ato da Mesa h) Requerimento i) Indicação j) Moção k) Títulos e comendas l) Outros4 Como devem ser confeccionados?
1 Competência para Iniciar Projeto de Lei2 Etapas da elaboração legislativa3 Tramitação dos Projetos (fases, ritos e procedimentos)4 Vigência das leis5 Regras para a alteração das leis6 Inconstitucionalidade de Lei: a) Quem pode alegar? b) Em qual foro Judicial? c) Motivos e Consequências d) Análise da Jurisprudência e) Estudos de casos
1 Manuais de Redação Oficial2 Ofício (simples, circular, com cópia)3 Declaração4 Ata e Memória de Reunião5 Convite – impresso e por e-mail6 Parecer, informação e despacho7 Requerimentos8 Relatórios9 Outros atos administrativos10 Técnicas de Redação das Leis11 Lei Complementar 95/9812 Parte preliminar da Lei13 Parte normativa/corpo (ordenação do texto)14 Encerramento da norma15 A redação textual das normas
1 A importância do Assessoramento: a) Comunicação verbal b) Despacho e Arquivamento de Correspondências c) Atendimento ao Público d) Comportamento Formal e) Liderança e Capacidade Empreendedora f) Administração do Tempo g) Marketing Pessoal h) Comportamento Social i) Aparência Pessoal2 Comunicar é Entender e ser Entendido: a) O cenário do setor público/político atual b) Conceito/reputação/percepção c) As fábricas de má notícia e os estragos que elas fazem d) O Poder da Comunicação Pública e) Planejar a comunicação f) Pensando pauta e mídia positivas g) Promovendo bom relacionamento com a imprensa (media training) h) A evolução da comunicação, pela tecnologia i) Publicidade, propaganda, Marketing e Transparência
Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi
Regimento Interno: Ensino Prático
Projetos, Indicações e Requerimentos (aula prática)
Passos para a Criação das Leis no Município
Nara Berté
Técnicas de Redação Oficial e Redação das Leis
Adriane Werner
Técnicas de Assessoramento Parlamentar e Comunicação
Marcelo Vrenna
Teste Novo
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