18 horas
Professores: Lucymara de Andrade Correia Adriane Werner Adriane Werner Nara Berté Jonias Oliveira Nara Berté
Docente:
1 A importância do assessoramento2 Noções essenciais de:2.1 Comunicação verbal2.2 Despacho e Arquivamento de Correspondências2.3 Atendimento ao Público2.4 Comportamento Formal2.5 Liderança e Capacidade Empreendedora2.6 Administração do Tempo2.7 Marketing Pessoal 2.8 Comportamento Social 2.9 Aparência Pessoal 3 Arquivamento de Documentos Oficiais3.1 Legislação3.2 Classificação de documentos3.3 Protocolos3.4 Avaliação documental3.5 Modelo de plano arquivístico3.6 Sistemas de arquivos
Vídeo Degustação:
1 A boa comunicação2 O atendimento personalizado3 Eficiência e eficácia nos atendimentos4 Os cuidados com o repasse de informações5 Habilidades específicas (telefone, e-mail, etc)6 Tratamento e atendimento7 Momento da verdade8 Momentos encantados x momentos trágicos9 Superando as expectativas do atendido10 Comportamento assertivo11 Análise do perfil12 A escada da lealdade13 Fidelizando o eleitor14 Tratamento de reclamações15 Pesquisa de satisfação do atendido16 boas práticas e recomendações finais
1 Aprenda a gostar do que faz: a) o sacrifício é indispensável b) persistir nas metas e objetivos c) aprendendo a valorizar o que é conquistado2 Evite as desculpas esfarrapadas: a) ainda sou muito jovem b) a falta de saúde é uma grande dificuldade c) a idade está muito avançada 3 Invista na vida profissional: a) o aperfeiçoamento profissional enriquece o profissional b) nunca é tarde investir no desenvolvimento profissional e pessoal c) tenha uma visão ampla dos objetivos 4 Desenvolva-se: a) o desenvolvimento espiritual b) o desenvolvimento físico c) o desenvolvimento mental d) o desenvolvimento social e) o desenvolvimento financeiro f) o desenvolvimento familiar 5 Trabalhe para ser feliz: a) os objetivos ajudam a superar as derrotas b) habitue-se a agir
1 Reforma ortográfica e suas peculiaridades 2 Tipos de linguagem Verbal/escrita: a) coloquial b) culta c) rebuscada3 Produção e articulação de texto: a) objetividade b) concisão c) clareza d) persuasão e) organização do texto4 Regras ortográficas: a) pontuação b) acentos (crase, hífen, trema, etc.) c) “porquês” d) mau e mal 5 Pronomes6 Abreviaturas 7 Principais vícios de linguagem
1 Origem e Estrutura do Estado Brasileiro2 O Município: organização, autonomia e competências3 Poderes no Município4 Administração direta e indireta5 Princípios da Administração Pública6 Legislação MunicipalPatrimônio municipalServiços Públicos8 Estrutura Administrativa9 Órgão de meios10 Órgão de fins11 Gestão de pessoal12 Transparência, Controles e Prestação de Contas
1 Os vários tipos de apresentação 2 A organização de um discurso3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)5 Os cuidados com o tempo da fala6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da platéia 8 O perigo das palavras “difíceis”9 Dinâmicas individuais e de grupo10 Exercícios práticos
Lucymara de Andrade Correia
Técnicas de Assessoramento Público
Adriane Werner
Atendimento ao Público: Melhores Práticas
Caminhos para a Eficiência
Nara Berté
Técnicas da Comunicação Escrita
Jonias Oliveira
Noções Gerais de Administração Municipal
Oratória: Instrumento da Comunicação Pública
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